Síndrome de Sensibilidade Central

Fisioterapia Avançada na SÍNDROME DE SENSIBILIDADE CENTRAL (SSC)

A dor crónica, bem como a fadiga crónica e as outras manifestações da SSC causam grande sofrimento e diminuição da qualidade de vida dos indivíduos. A SSC é transversal a varias faixas etárias e se não receberem o tratamento adequado a situação tende a agravar.

Síndrome de Sensibilização Central é uma patologia complexa que implica a participação do sistema imunológicoendócrino e do sistema nervoso central. Quando existe uma alteração da permeabilidade intestinal produz-se uma entrada de alergenos alimentares, os quais podem gerar uma resposta imunológica alterada. Produz-se então uma desgranulação dos mastócitos e basófilos, que libertam mais de 30 substâncias imunoativas, imunomoduladoras e inflamatórias. Uma das substâncias que se libertam é a histamina, a qual se mede nesta análise.

Não se trata portanto de patologias isoladas mas sim de uma mesma disfunção. Uma desregulação neurosensorial que produz alterações neuroendocrinas e do sistema imunológico, desenvolvendo-se um ciclo vicioso que é a origem dos vários sintomas e síndromes que aparecem neste processo.

A cronificação do processo pressupõe um aumento do stress oxidativo e dos radicais livres, provocando a libertação de substâncias pro-inflamatórias e imunológicas, com consequente disfunção das mitocôndrias. 

A Clínica Raquel Gregório, em parceria com a SHC Medical, trata os pacientes diagnosticados com SSC, recorrendo a várias técnicas de Fisioterapia Avançada com método próprio, que visam aliviar os sintomas e reequilibrar todo o sistema de forma natural e efetiva.

Uma abordagem centrada na pessoa, individualizada, baseada na evidência, atuando na causa e com resultados.

A SSC engloba as seguintes disfunções:

Fibromialgia
Dor Miofascial
Síndrome de Fadiga Crónica
Cansaço
Transtornos Digestivos
Síndrome da Bexiga Irritável
Síndrome do Intestino Irritável
Enxaqueca e/ou Cefaleia de tensão
Síndrome de Pernas Inquietas
Sensibilidade Química Múltipla
Disfunção da Articulação Temporomandibular (ATM)